Painel online com dados e indicadores sobre a formação docente da educação básica no Brasil, com foco na adequação entre formação e atuação e na identificação das principais demandas de profissionais por área de formação e/ou por componente curricular.
O MAPFOR foi desenvolvido para ser utilizado como um instrumento de planejamento e acompanhamento das políticas de formação de docentes, tanto nas instituições formadoras (universidades e demais instituições de ensino superior), quanto nas unidades governamentais responsáveis pela gestão da educação básica (secretarias de educação, conselhos de educação, comissões parlamentares etc.).
O MAPFOR é uma iniciativa do Laboratório de Dados Educacionais que visa subsidiar a análise da atuação docente por área de formação,
assim como colaborar para o monitoramento das metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação.
Um primeiro projeto do Mapfor foi desenvolvido pelo Laboratório de Dados Educacionais, C3SL e Free Geography Laboratory para o Estado do Paraná, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Paraná.
Disponibilizar dados e indicadores para subsidiar a análise, o planejamento e a gestão da formação inicial e continuada de docentes, visando o monitoramento da disponibilidade de profissionais qualificados para atuar em todas as etapas da educação básica nas escolas brasileiras.
Mapear a formação de graduação e pós-graduação de docentes que atuam na rede pública de educação básica;
Mapear as instituições de ensino superior existentes no Brasil, bem como a disponibilidade de vagas em cursos de licenciatura;
Disponibilizar informações sobre a área de formação e a área de atuação dos docentes da rede pública;
Subsidiar a discussão sobre políticas e ações para atender as demandas de formação de docentes que atuam na educação básica.
Nossa API foi desenvolvida em Node.js, sua documentação, assim como exemplos, pode ser encontrada aqui.
Emenda Parlamentar nº 40110010